slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
2017, tão português como sul-americano
Latin AmericaPortugalViewpoints

2017, tão português como sul-americano

Com o lema “Passado e presente”, Lisboa iniciou o ano de 2017 na sua condição de Capital Ibero-Americana da Cultura e, com a celebração do centenário das aparições de Fátima, já se adivinhava que este seria um dos anos mais latino-americanos de Portugal. Desta vez seriam as costas europeias a receber as caravelas conduzidas pelos latino-americanos e os padrões por estes levantados. O que não se previa era o forte cunho sul-americano.

Na última década aumentaram as viagens e os encontros entre autoridades da América Latina e de Portugal, mas as de maior relevância são as visitas oficiais dos presidentes e primeiros-ministros, porque além do valor simbólico da representação implicam compromissos formais, em especial quando estabelecem alianças políticas e normas para os intercâmbios e a cooperação.

A 20 de junho próximo, com a presença do presidente colombiano Juan Manuel Santos, serão já três os presidentes sul-americanos que realizam uma visita oficial a Portugal antes do fim do primeiro semestre. Efetivamente, em março foi a visita oficial da presidente do Chile, Michelle Bachelet, em maio a visita de Horacio Cartes, a primeira visita oficial realizada por um presidente do Paraguai e, em junho, o presidente da Colômbia. Uma grande incursão em língua castelhana com sotaque sul-americano se acrescentarmos o Papa Francisco, o argentino que peregrinou a Fátima.

A intensa incursão portuguesa não é menos extraordinária. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou no início do seu mandato, como linha política incontestada, que “o Estado e a sociedade portugueses têm um interesse comum pela América Latina” que não é “retórico nem do passado, mas sim tangível e focado no futuro”, pouco depois, em outubro de 2016, realizou uma visita oficial a Cuba e anunciou a sua visita ao México em 2017. Pelo seu lado, António Costa, antigo conhecido da América Latina como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, desta vez na condição de primeiro-ministro, levou a cabo três visitas estratégicas no Cone Sul, após visitar o Brasil acompanhando o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, prosseguiu para a Argentina e para o Chile. Ao mesmo tempo, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros visitou a Colômbia e o Peru.

Leia o artigo completo no site do jornal Diário de Notícias.

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no encontro com a Comunidade Portuguesa em São Paulo, Brasil. Photo by Presidência da República Portuguesa / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.