29 NOV | Leituras do Mundo: A guerra na antiga Jugoslávia
A segunda sessão do mês de novembro do Leituras do Mundo conta com a apresentação do livro “A guerra na antiga Jugoslávia vivida na primeira pessoa”, de Carlos Branco.
A sessão terá lugar no dia 29 de Novembro às 18h na biblioteca do ISCTE-IUL.
Sinopse
A Força de Proteção das Nações Unidas (FORPRONU) foi a primeira missão das Nações Unidas na antiga Jugoslávia durante o desmembramento do país. A força foi estabelecida em fevereiro de 1992 e o seu mandato terminou em dezembro de 1995. Foi composta por cerca de 40.000 militares (incluindo 680 Observadores Militares) e civis oriundos de 37 países, o que a tornou à data a maior operação de manutenção de paz da história das Nações Unidas. Ironicamente, a “experiência jugoslava” foi uma janela para o mundo; um “Erasmus da vida” que tornou os que nela participaram pessoas cosmopolitas. Foi um abrir de olhos. Relacionaram-se tolerantemente com indivíduos de origens e culturas que não conheciam. Foi o confronto com um mundo novo, “para além da Taprobana”. Mais que uma escola da vida, a “experiência jugoslava” foi uma escola de camaradagem. Fez com que vivências moldadas pela adversidade se tornassem laços intensos de amizade, que perduraram até aos dias de hoje. Este livro serve para preservar a memória, um elixir contra o esquecimento, para que as gerações vindouras saibam um pouco melhor o que ali se passou; para vincar a satisfação da missão cumprida; para honrar o companheirismo, a amizade e o espírito de sacrifício. E não é pouco.
The United Nations Protection Force (UNPROFOR) was the first United Nations peacekeeping mission in the former Yugoslavia, during the breakup of the country. The force was established in February 1992 and its mandate ended in December 1995. It was composed by almost 40.000 military (including 680 military observers) and civilian personnel, from 37 countries, which made it at the time the largest peacekeeping operation in the history of the United Nations. This book aims at preserving memory. It is an elixir against oblivion. So that the generations to come will know a little better about what happened there; to underline the satisfaction of mission accomplished; to honour companionship, friendship and spirit of sacrifice. And it is no small matter.
Foto de Exército Português (cropped) / todos os direitos reservados
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.