HOJE | Pensar África | Etnografias Digitais: como pensar África em contextos tecnopolíticos
Esta tarde o CEI-IUL organiza mais uma sessão do ciclo Pensar África.
A sessão, que terá lugar pelas 18h no Auditório Mário Murteira (edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL), terá como convidada a Professora Jamile Borges, que nos irá falar sobre Etnografias Digitais e como pensar África em contextos tecnopolíticos.
Sobre a conferência
Reconhecendo que a marca principal da tradição etnográfica é a busca da alteridade, interrogando o lugar do “Outro” tentando identificar aspectos de sua realidade nem sempre facilmente inteligível, o que se pretende com esta conferência é propor uma nova abordagem para a etnografia das expressões culturais contemporâneas, refazendo os esquemas vigentes de interpretação de temas como identidade, relações raciais, sexualidade, pertença étnica, hibridismo cultural, multiculturalismo, reforçando o que também já anunciara Clifford Geertz há pouco mais de duas décadas, de que o etnógrafo se move num campo de gêneros disciplinares quase sempre difusos ou imprecisos. Com os novos jogos geopolíticos, a virada linguística, a revisão dos estudos culturais e a entrada em cena do pensamento da subalternidade, que encontra em G. Spivak e W. Mignolo amparo e aporte teórico- metodológico, será preciso reconstruir em novas bases o duro, mas necessário exercício etnográfico. Nesse sentido, o desafio neste trabalho é refletir sobre uma etnografia que permita compreender os meandros, os fios e rastros com que vem se tecendo a criação de novos campos semânticos que incorpore as novas plataformas/softwares digitais ou em última instancia, uma etnografia digna de ser respeitada, ainda que tecida em outros contextos, menos canônicos e mais complexos.
Sobre a conferencista
Jamile Borges é doutorada em Antropologia com especialização em Estudos Étnicos e Raciais no âmbito do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia.
O evento será gravado e emitido ao vivo em live streaming através da plataforma RECAD do ISCTE-IUL.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.