Call for Papers | IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade
A conferência internacional IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade está a aceitar propostas de comunicações.
A conferência, organizada pelo CEI-IUL e pela ESECS-IPLeiria, irá decorrer no ISCTE-IUL nos dias 8 e 9 de novembro. Os painéis da conferência são:
- Painel 1: Tecnologias, Educação e Desenvolvimento
- Painel 2: Ensino superior em África: que agenda para o futuro?
- Painel 3: Cooperação para a melhoria da Qualidade do Ensino Superior nos Países Africanos de Língua Portuguesa
- Painel 4: Potenciar programas e estratégias de apoio a estudantes internacionais: aprender com a experiência por partilha de práticas
- Painel 5: Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e africanas no âmbito da formação de professores: oportunidades, desafios e riscos
- Painel 6: Aspirations vs. reality for language of instruction
- Painel 7: Políticas educativas globais, cooperação para o desenvolvimento e direito à educação: influências, transferências e recontextualização
- Painel 8: We can’t afford to keep waiting for the state: Community participation in education
- Painel 9: Desenvolver uma Educação de Infância de Qualidade – uma prioridade para a Cooperação
- Painel 10: Formação de recursos humanos em África: autonomia e capacidade de acção dos agentes educativos
- Painel 11: Tentar cativar mentes Africanas: O papel da educação científica na transformação de elites em sociedades não-industrializadas de pós-guerra
- Painel 12: Papel das ONGD na area da educação
Sobre a conferência
Os Congressos de Cooperação e Educação são uma iniciativa do CEI-IUL e da ESECS do Instituto Politécnico de Leiria que, desde 2010, se têm afirmado como um espaço de encontro e reflexão que reúne ensino superior, decisores políticos, ONG e outros detentores de interesse nesta área. O objetivo do primeiro COOPEDU (2010) foi contribuir para traçar linhas condutoras susceptíveis de gerar reflexões de carácter estruturante em termos políticos e científicos sobre as diversas dimensões em que a cooperação ao nível da educação entre Portugal, os PALOP e Timor Leste se traduz; o segundo COOPEDU: África e o Mundo (2012), perspectivou esta cooperação em termos da multiplicidade de relações internacionais que envolve e dos diálogos entre diferentes países que promovem a cooperação em educação. O terceiro COOPEDU (2016) refletiu sobre as mudanças ocorridas com o lançamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no âmbito da construção de uma cidadania global.
O quarto COOPEDU (2018) pretende refletir sobre as questões da qualidade dos sistemas educativos, dos fatores que influenciam as reformas educativas, das políticas educativas locais, nacionais e globais, da formação vocacional/profissional e da inovação.
Mais informação no website da conferência.
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