slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
Caminhos opostos na União Africana
AfricaAfrican UnionSecurity and defenceViewpoints

Caminhos opostos na União Africana

A organização criou um órgão que funcionará como ponto de intercambio entre “secretas” africanas, o que suscitou receios, uma vez que o principal orador na cerimónia da sua inauguração foi o ditador Obiang da Guiné Equatorial.

A 33ª. Sessão ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e Governo da União Africana (UA) terminou na segunda-feira em Adis Abeba, e agora a entidade começa a adaptar-se ao estilo do seu Presidente rotativo para o ano em curso, o sul-africano Cyril Ramaphosa, que já anunciou intenções de convocar em maio uma cimeira sobre a Zona de livre troca continental.

Entretanto vão começar iniciativas tendentes a marcar maior presença da União Africana na resolução dos conflitos armados. Uma delas cobre quase todo o Sahel, constituindo atualmente a maior frente de combate ao terrorismo em todo o mundo. Os movimentos jiadistas têm revelado grande capacidade operativa transfronteiriça, com ataques a postos militares de diversos países. Um ataque muito recente na fronteira norte do Benim pode ter sido executado por um desses movimentos, embora ainda subsistam dúvidas. Mas se assim for, a área operacional ficaria muito ampliada.

Neste âmbito, a prioridade é dada à Líbia, onde vigora uma frágil trégua na batalha de Tripoli, opondo os dois governos líbios – o Governo Nacional reconhecido pela ONU e pela UA e o Governo provisório, sediado em Bengazi, apoiado no exército sob comando do marechal Khalifa Haftar e pelo vizinho Egito. Reuniões diversas permitiram promessas de transformar a trégua em cessar-fogo, com acordo político capaz de levar o país a eleições e novas instituições.

Continue a ler o artigo no site do jornal Público.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Assembleia da União Africana / foto de GovernmentZA / CC BY-ND 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Jonuel Gonçalves

Guest researcher at CEI-IUL. PhD on Water Resources Economy in Southern Africa and South America (UFRRJ). Post-doctoral researcher and Professor at the Strategic Studies Institute of the Universidade Federal Fluminense.