DemocraciaHuman RightsPublic Awareness of ScienceResearchSecurity and defence

CEI-IUL recebe alunos do ensino secundário para estágio de verão

Entre os dias 8 e 12 de julho, o CEI-IUL recebe alunos do 10º, 11º e 12º ano para um estágio no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica dos Jovens nas Férias.

O estágio intitulado “Quais os desafios e oportunidades do século XXI?” será dividido em 5 módulos dedicados às temáticas de migrações, género, cibersegurança, alterações climáticas e a Europa. Pretende-se que os alunos e alunas desenvolvam, ao longo da semana, um pequeno projecto de investigação sobre uma destas temáticas, sempre com apoio dos investigadores especialistas do tema que irão dinamizar actividades e conversas ao longo da semana.

Este estágio conta com a participação dos seguintes investigadores do CEI-IUL:

Inscreve-te aqui!

 

Descrição do estágio:

Queres saber quais os desafios políticos atuais da nossa sociedade? Porque estão alguns países a bater recordes de temperaturas baixas quando o planeta está a aquecer? Sabias que ainda existe mutilação genital feminina em Portugal? O que são os movimentos de populismo e o que implicam? Quais são os perigos do Ciberespaço?

Neste estágio pretendemos dar uma ideia global de possíveis respostas a estas e outras perguntas e conhecer alguns dos temas mais debatidos da atualidade como o Racismo, as Migrações, o Género, as Alterações Climáticas, o Terrorismo e a Cibersegurança, e os desafios que a União Europeia tem enfrentado mais recentemente, como o aumento dos movimentos de populismo.

Ao longo da semana vamos demonstrar, em diversos módulos, como é que os Estudos Internacionais e a investigação podem ter um papel ativo na procura de soluções e promoção de maior conhecimento destes temas. Através de debates, e de um pequeno projeto de investigação desenvolvido ao longo das sessões, os/as estudantes irão apresentar possíveis respostas a estas questões.

1) Módulo Migrações:
Neste módulo iremos abordar temas como o racismo, as diferenças culturais e religiosas de comunidades migrantes, práticas como a Mutilação Genital Feminina, ou os desafios e obstáculos enfrentados pelos migrantes e suas descedências em lidar com as instituições.

2) Módulo Europa:
Sob a égide do tema EUropa pretendemos identificar alguns dos principais desafios com os quais a União Europeia tem vindo a deparar no campo político (nomeadamente a emergência de movimentos populistas) e que têm aumentado o risco de desagregação e contribuído para a securitização e o reforço institucional da área das migrações. Propomos ainda levantar outros temas pertinentes na área da segurança europeia, nomeadamente separatismo e conflitos causados pela desintegração da Jugoslávia e da União Soviética, terrorismo, e relações NATO-Rússia.

3) Módulo Género:
Desde os direitos das mulheres às novas masculinidades, passando pela comunidade LGBTI+ e pela utilização do termo “ideologia de género”, as dúvidas podem ser muitas e é necessário garantir que os/as jovens são esclarecidos/as e vêem as suas questões respondidas. Este estágio é uma oportunidade para desconstruir conceitos e quebrar estereótipos, um espaço seguro para cada um/a ser a sua melhor versão.

4) Módulo Cibersegurança:
O ciberespaço tem sido caracterizado como o novo “global common”, com oportunidades, mas também com riscos e ameaças à segurança. Neste cenário, um dos desafios que se coloca é a possível incompatibilidade entre segurança e privacidade. Este módulo procura, por um lado, introduzir conceitos subjacentes à gestão de crises no ciberespaço e ao binómio segurança-privacidade e, por outro lado, simular um ciberataque, procurando sensibilizar as gerações mais novas para os perigos inerentes ao ciberespaço e para a necessidade de fazer a ciber-higiene.

5) Módulo Alterações Climáticas:
Porque estão alguns países bater recordes de temperaturas baixas quando o planeta está a aquecer? As alterações climáticas são reais? O que tem as ciências sociais a ver com clima? Não existem desastres naturais! O que podem um estudante Lisboeta e um pastor Queniano aprender um com o outro? Este módulo articula-se em redor de várias provocações de forma a responder às inquietações e perguntas relativas aos impactos das alterações climáticas nas nossas vidas e na sociedade.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.