19 SET | Os Estudos de Defesa no Brasil: Temas, Personagens, Instituições
O CIES-IUL, em parceria com o CEI-IUL, recebeu no dia 19 de setembro, no Auditório Caiano Pereira, Celso Castro, o atual diretor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC), para uma conferência dedicada aos estudos académicos sobre Segurança e Defesa no Brasil. O conferencista foi apresentado pela Prof. Helena Carreiras.
Os estudos de segurança e defesa no Brasil
A apresentação tratou da constituição de um campo de estudos sobre Defesa e Forças Armadas no mundo académico brasileiro nas últimas décadas. Foi acompanhada em particular a trajetória de uma geração de pioneiros no âmbito das Ciências Sociais no Brasil e a construção de espaços institucionais relacionados a essa temática.
Essa geração viveu alguns marcos históricos que servem de elementos identitários na construção das respectivas biografias. Alguns exemplos incluem a repressão política durante o regime militar, o processo de “abertura política” a partir de 1974, que levou a uma longa e negociada transição para um governo civil em 1985, a promulgação de uma nova Constituição democrática em 1988, e a criação do Ministério da Defesa em 1999.
Em termos institucionais, estas pessoas tornaram-se professores universitários e investigadores da temática militar. Conviveram e participaram, em diferentes medidas, de núcleos de estudos estratégicos, do Grupo de Trabalho Forças Armadas, Estado e Sociedade da ANPOCS, da criação de linhas de pesquisa e programas de pós-graduação e da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).
No final da conferência, foi abordado o recente movimento de criação de programas de pós-graduação na instituição militar, submetidos à aprovação e acompanhamento do Ministério da Educação.
Sobre o conferencista
Celso Castro tem pesquisado extensamente sobre os militares na história e sociedade brasileiras. Publicou diversos livros, destacando-se: O espírito militar (1990, 2ª ed. rev., 2004), Os militares e a República (1995), A invenção do Exército brasileiro (2002), Antropologia dos militares (2009, co-org. com Piero Leirner) e Exército e nação (2012).
Foi um dos organizadores de uma série de oito livros sobre os militares na história brasileira pós-1964; Organizou mais recentemente os livros Qualitative Methods in Military Studies (co-org, com Helena Carreiras, Routledge, 2013) e Researching the Military (co-org., com Helena Carreiras e Sabina Frederic, Routledge, 2016).
É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq desde 1999. Foi membro do Conselho Executivo da Brazilian Studies Association (BRASA, 2004-2008) e pesquisador ou professor visitante das universidades da Florida (1991-2), Oxford (2000), Grenoble (2009) e El Colegio de México (Cátedra Florestan Fernandes, 2010). Dirige, para a editora Zahar, a coleção “Nova Biblioteca de Ciências Sociais”.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.