slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
Favelas em tempo de coronavírus: a peste da desigualdade
BrazilEconomyHealthHuman RightsLatin AmericaViewpoints

Favelas em tempo de coronavírus: a peste da desigualdade

Longe de querer fazer coro ao bolsonarismo que quer pôr fim ao isolamento para defender o retorno económico dos investidores da sua campanha, o precariado brasileiro enfrenta o impasse entre a saúde e a sobrevivência.

Já faz tempo que a crise mundial gerada pela covid-19 deixou de ser unicamente um problema de saúde pública para ser uma crise multifacetada, com consequências sociais, políticas e económicas. Apesar da redução da pobreza ocorrida na última década, o Brasil segue sendo um país profundamente desigual e já não há dúvida de que a crise do coronavírus será especialmente dura com os mais pobres.

No Brasil, onde existem 13,6 milhões de pessoas vivendo em favelas e 40 milhões de trabalhadores informais, segundo informações do IBGE, faz soar o alarme relativamente aos riscos e ameaças que o novo coronavírus oferece às populações vivendo em condições de limite económico e habitacional. Sabe-se que as consequências deixadas por esta e outras epidemias são atravessadas por distinções de classes sociais e económicas, nomeadamente, aquelas que atingem os mais pobres. Assim, o vírus desta pandemia não é o único problema que neste momento ataca as favelas densamente povoadas do Brasil.

Continue a ler o artigo no site do Público.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de PauloHenrique / domínio público

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leonardo Leal

Research Assistant at CEI-IUL. Professor of Public Administration at the Federal University of Alagoas. Coordinator of the Technological Incubator of Solidarity Economy - ITES / UFAL. PhD Candidate in Political Science at ISCTE-IUL. Research interests: Solidary Economy, Solidary Finance, Common Goods, Social Management and Territorial Development.