slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
Itália (também) no centro do furacão
DemocracyEuropeItalyViewpoints

Itália (também) no centro do furacão

O grande problema é que Renzi não é o único a arriscar com este referendo. Propositadamente ou não, acabou por arrastar Itália para o centro da tempestade em que se transformou a política europeia em 2016.

O referendo constitucional que se celebra no próximo domingo em Itália será determinante para o futuro do presidente do Conselho de Ministros, Matteo Renzi, e para a sua continuidade no poder. Caso a reforma da Constituição receba luz verde do eleitorado italiano, Renzi poderá passar à história como o autor da mais profunda alteração no sistema político do seu país desde a instauração da República no pós-Segunda Guerra Mundial. Se os italianos optarem por recusar a sua proposta, será mais um líder derrotado num 2016 que está a triturar o que restava de normalidade na política internacional.

Matteo Renzi assumiu a liderança do Partido Democrático (PD) num processo complexo através do qual afastou/derrotou Pier Luigi Bersani, que vencera as eleições legislativas de 2013 mas não conseguira formar governo. O PD é herdeiro do velho Partido Comunista Italiano (o mais poderoso partido comunista da Europa Ocidental durante a Guerra Fria), que sofreu várias metamorfoses, cisões e fusões até se transformar na grande casa de centro-esquerda, que alberga desde marxistas convertidos a democratas-cristãos moderados. Desde que assumiu o Governo, em 2014, Renzi conseguiu o feito histórico de ser o primeiro político de esquerda a monopolizar a cena política italiana como só Sílvio Berlusconi (a partir da direita) tinha conseguido.

Ler artigo completo no Jornal Económico.

Photo by Francesco Pierantoni CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.