Pré-publicação: “Pode Portugal ter uma grande estratégia?”
O investigador e sub-diretor do CEI-IUL, Bruno Cardoso Reis, acaba de publicar o ensaio “Pode Portugal ter uma grande estratégia?.” O Observador fez uma pré-publicação online do livro.
A estratégia é, por excelência, um campo que liga reflexão e prática, análise e decisão. Estas soluções concretas devem ser vistas como um contributo para o debate sobre estes temas e como parte de um esforço urgente para abandonar uma cultura organizacional muito avessa à análise e ao planeamento, no Estado e fora dele. Uma cultura excessivamente dada ao improviso puramente reativo. Não escondo que algumas destas sugestões são de tão elementar bom senso, e estão a tornar-se tão generalizadas no mundo, que me parece difícil que a sua implementação continue a ser adiada por muito mais tempo em Portugal. Eis, então, algumas medidas concretas que considero prioritárias para uma melhor abordagem à gestão da grande estratégia em Portugal:
- A criação de um Secretariado e de um Conselho de Segurança Nacional junto do chefe do governo;
- A obrigação dos partidos políticos gastarem, obrigatoriamente, uma percentagem do financiamento público que recebem para criar centros de estudos/fundações para adquirir conhecimento, analisar e propor políticas públicas com uma visão de médio prazo para o país no mundo;
- Um debate no parlamento, todos os quatro anos, em que os partidos discutam e aprovem as prioridades-base de uma Estratégia de Segurança Nacional para o país;
- A realização anual, em Portugal, de um Fórum Internacional sobre Segurança no Atlântico.
Nos próximos parágrafos, apresentamos a razão de ser de cada uma destas sugestões, antecipamos algumas das críticas que podem merecer, e damos resposta a essas críticas.
Continue a ler no site do Observador.
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.