Rui Mateus Pereira
O Centro de Estudos Internacionais lamenta o falecimento de Rui Mateus Pereira, Professor no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
Fundador da Associação Portuguesa de Antropologia, Rui Mateus Pereira é uma referência incontornável nos estudos sobre a Antropologia colonial em Portugal, tendo também dedicado parte da sua produção científica a temas como o racismo e a arte africana. Além das vertentes pedagógicas e académicas, Rui Mateus Pereira desempenhou vários cargos público, em especial no âmbito cultural. Foi, entre outros, Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diretor-geral do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, ou Diretor de programação infantil e juvenil do Pavilhão de Portugal na Expo 98.
Os Estudos Africanos do Iscte muito devem a Rui Mateus Pereira. Foi membro da direção do Centro de Estudos Africanos de 2000 a 2004 e foi o primeiro diretor da nossa revista Cadernos de Estudos Africanos. Os momentos de debate e de construção de saber vão ficar como um legado das tantas vezes que o Rui Mateus Pereira colaborava connosco em muitas das nossas atividades. As suas palavras continuam na vasta produção escrita. Convidamos a reler um texto sobre o racismo colonial e os mitos do luso-tropicalismo que publicou nos Cadernos de Estudos Africanos em 2006.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.