slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
This Week in the News (November 4, 2016)
ColombiaLatin AmericaPeruThis Week in The NewsVenezuela

This Week in the News (November 4, 2016)

XXV Cimeira Ibero-americana na Colômbia

Entre os dias 28 e 29 de Outubro desenvolveu-se a XXV Cimeira Ibero-americana, realizada em Cartagena das Índias, Colômbia. Foi um dos encontros mais politizados dos últimos anos devido à complexa conjuntura política da região, que nos últimos meses viveu um impeachment no Brasil, um referendo pelo processo de paz no país organizador e uma crise na Venezuela.

Um dos pontos de maior destaque foi a ausência do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que tinha anunciado que estaria presente no evento. A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Delcy Rodríguez, foi encarregada de representar o país Caribenho.

O Presidente do Equador, Rafael Correa, expressou a sua “rejeição categórica” dos “golpes brandos,” que na sua opinião sofreram os ex-Presidentes do Brasil Dilma Rousseff e Luis Inácio “Lula” da Silva, e da Argentina, Cristina Fernández.

Apesar do resultado negativo no referendo, o processo de paz na Colômbia foi considerado um sucesso e um exemplo para a região.

Nas conclusões da Cimeira, o pedido de Espanha pelos territórios de Gibraltar foi apoiado. Os 22 países membros reafirmaram a necessidade de “acabar com a situação colonial”.

Pela primeira vez na sua história, a Cimeira de Cartagena não permitiu, de início, o acesso público aos discursos dos Chefes de Estado. Ante as queixas e a perplexidade geral, num contexto onde a retórica pela transparência e o acesso a informação é contínua, finalmente modificou-se a decisão inicial. Após a abertura do evento, realizada pela Secretária Geral, Rebeca Grynspan, e pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o sinal de televisão para que os jornalistas presentes pudessem seguir os discursos dos presidentes foi abruptamente cortado. Uma hora depois, a organização modificou a sua decisão original de não permitir o acesso público as intervenções.

Venezuela: um diálogo de interesse regional

O ambiente político latino-americano vive com interesse o processo de diálogo que governo e oposição começaram na Venezuela, após o encontro entre o Presidente Nicolás Maduro e o Papa Francisco, e a posterior libertação de cinco presos políticos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos restantes países do Mercosul manifestaram o seu apoio ao processo e mostraram-se de acordo com o acompanhamento do Vaticano e dos ex-Presidentes José Luís Rodriguez Zapatero (Espanha) e Leonel Fernández (República Dominicana).

Por seu lado, os Estados Unidos expressaram esperança de que o processo desencadeie mudanças significativas no cenário político da Venezuela.

No plano nacional, enquanto o oficialismo vê o diálogo como caminho para o bem-estar e a prosperidade do país, Henrique Capriles, duas vezes candidato à presidência, considerou que a única solução válida para gerar diálogo é o desenvolvimento de novas eleições.

No entanto, muitos cidadãos estão cépticos sobre o futuro das conversações e alguns analistas, como Peter Hakim, advertiram que o diálogo tem poucas possibilidades de ser útil.

100 Dias na Presidência

O Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, chega esta semana aos primeiros 100 dias de mandato. As avaliações sobre os primeiros meses de administração são variadas. Embora o líder peruano perca imagem positiva e seja alvo de diversas críticas, segundo o discurso oficial, a gestão está a cumprir o plano de governo.

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Marcelo Moriconi

Research Associate at CEI-IUL. Ph.D in Political Sciences (Universidade de Salamanca). Degree in Social Communication (Universidad Nacional de La Plata). Research interests: Corruption, Portuguese politics, Violence, Citizen Security, Public Administration, Political Theory, Latin American Affairs.