10 NOV | Seminário de Estudos Internacionais: Cooperação Sul-Sul, Potências Emergentes e Consolidação da Paz em África

No próximo dia 10 de novembro, no âmbito do Mestrado de Ciência Política, o CEI-IUL organiza um Seminário de Estudos Internacionais, sob forma de aula aberta com a convidada Adriana Erthal Abdenur, que irá aprofundar o tema da cooperação Sul-Sul. O evento intitulado “Cooperação Sul-Sul, Potências Emergentes e Consolidação da Paz em África: Comparando Brasil e China na Guiné-Bissau” terá lugar no Auditório Mário Murteira (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL), pelas 17h00.

Sobre a conferência

A cooperação Sul-Sul tem-se intensificado em diversas partes de África, inclusive em países marcados pela instabilidade política. Qual o papel de atores externos, tais como o Brasil e a China, no desenvolvimento e na consolidação da paz em contextos instáveis? Até que ponto o envolvimento desses parceiros difere da assistência oferecida pelos países doadores?

Sobre a conferencista

Adriana Erthal Abdenur (PhD Princeton, AB Harvard) é Fellow do Instituto Igarapé e Pesquisadora Colaboradora da Escola de Guerra Naval. É também Bolsista de Produtividade pelo CNPq. É ainda conselheira do Department of Economic and Social Affairs das Nações Unidas e faz parte do Conselho Consultivo de avaliações das iniciativas de prevenção e resolução de conflitos do Departamento de Assuntos Políticos da ONU.

Ex-Coordenadora Geral do BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro, e ex-fellow do India China Institute, Adriana pesquisa o papel das potências emergentes na cooperação para o desenvolvimento, na segurança internacional, e na governança global, sobretudo junto à ONU e aos BRICS.

Adriana é também ex-bolsista da Comissão Fulbright e ganhou o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ). Co-organizou o livro Emerging Powers and the UN (Routledge, 2015) e foi professora na New School, em Columbia, e na PUC-Rio.

WTO Public Forum 2014 / Photo by World Trade Organization / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply