18 MAI | Activisms in Docs#7 | Casalata & Não partam a minha casa
Dia 18 de maio, a partir das 18h30, no Largo Café Estúdio (Intendente) e no âmbito do projecto Activisms in Africa, o CEI-IUL organiza mais uma sessão do Activisms in Docs, com a visualização dos documentários “CASALATA” (de Ângelo Lopes e Lara Plácido) e “NÃO PARTAM A MINHA CASA” (da OMUNGA), e posterior conversa com Rita Silva (colectivo HABITA). A entrada é livre.
CASALATA, Cabo Verde, 2013
Realização Ângelo Lopes e Lara Plácido
O elevado custo da construção, a inflação na habitação e nos terrenos destinados a este uso, paralelamente com o desemprego existente, impossibilitam a compra ou arrendamento de uma casa em Cabo Verde, incitando o aumento da construção ilegal, na maioria das vezes a única opção das famílias carenciadas terem um abrigo para [sobre]viver. Será esta ilegalidade crime?
NÃO PARTAM A MINHA CASA, Angola
Realização OMUNGA
Mais de quatro mil famílias desalojadas vivem no bairro de Bagdad, em Luanda, capital de Angola. Outras centenas viram suas casas serem partidas por tropas do governo provincial no Lubango, em Huíla, sem ao menos terem tempo de se instalarem adequadamente em outra morada. Os jovens que moram na feira do Compão, no Lobito, Benguela, temem perder suas casas. O documentário apresenta histórias de angolanos que de uma hora para outra viram suas casas partidas. Com elas, partiram-se os sonhos, os empregos, a dignidade.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.