23 ABR | Aula aberta: Universidade e economia solidária

Hoje, o CEI-IUL associa-se ao Mestrado em Economia Social e Solidária para promover uma aula aberta com o convidado Washington Sousa, com a comunicação “Universidade e economia solidária: uma abordagem conceptual e metodológica para intervenção comunitária.” A sessão decorre no auditório B1.03 (Ed. II, ISCTE-IUL), pelas 18h30.

Sobre a aula:

Este seminário procura abordar elementos teóricos e metodológicos do trabalho de incubação e intervenção comunitária, explorando resultados de práticas académicas de investigadores na região nordeste do Brasil nos domínios do desenvolvimento e organização comunitária, da gestão de empreendimentos económicos solidários e da participação juvenil em áreas urbanas e rurais, especialmente em assentamentos da reforma agrária e projectos urbanos de habitação social. 

Sobre o orador: 

Washington Sousa é Doutor em Educação. Realizou Estágio Sénior na Royal Holloway of the University of London (RHUL) – (Capes/MEC), entre 2013 e 2014, pesquisando tendências contemporâneas no financiamento do terceiro sector. Realizou estágio pós-doutoral na Birmingham Business School of the University of Birmingham – (Capes/MEC), entre 2004 e 2005, pesquisando bases históricas da gestão social. É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e actua no domínio da Sociedade Civil em temas como economia solidária, reforma agrária, agricultura familiar, trabalho voluntário, gestão de organizações não governamentais e gestão social de políticas públicas. É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração e líder do grupo de ensino, pesquisa e extensão Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Sector. Coordena o Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas mediante fomento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply