29 SET | O CEI-IUL na Noite Europeia dos Investigadores

O ISCTE-IUL vai estar representado na Noite Europeia dos Investigadores 2017 com uma série de atividades de todas as suas áreas de investigação.

O CEI-IUL irá estar presente na NEI com debates, quizzes e jogos – nos quais os participantes ganhar prémios – para dar a conhecer as atividades desenvolvidas e os temas de investigação.

How many countries do you know? & Who wants to be an expert on Europe?

Esta atividade inclui um quiz que procura sensibilizar os mais jovens para a estrutura da União Europeia e a importância e papel de Portugal na mesma; um jogo com factos sobre países de todos os continentes com diferentes níveis de dificuldade; palavras cruzadas sobre Estudos Internacionais; infografias com diferentes sistemas eleitorais; bem como conversas informais com investigadores do CEI-IUL.

Religion and Violence in Contemporary Islam

O café ciência “Religião e Violência no Islão Contemporâneo” terá como ponto de partida os estudos sobre as religiões e a violência nas abordagens das Relações Internacionais, procurando a partir daí compreender o jihadismo tal como hoje se manifesta num mundo fragmentado e em conflito. Os intervenientes partirão também de uma análise histórica da Jihad, tal como surgiu no Islão fundacional, para procurar compreender como a Jihad é vista e vivida fora e dentro das sociedades muçulmanas.

Esta atividade contará com a presença dos investigadores do CEI-IUL Bruno Cardoso Reis, Faranaz Keshavjee, e Luís Nuno Rodrigues.

Sobre a NEI

Em toda a Europa, 29 de Setembro é dedicado à celebração da Noite Europeia dos Investigadores – um evento onde os investigadores de diferentes áreas disciplinares partilham experiências e o seu conhecimento com o cidadão comum de várias idades, assim como, com outros investigadores, investidores e políticos.

Em Lisboa, das 18H00 às 24H00, no circuito compreendido entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real  vão ser realizadas mais de 100 atividades: experimentações e demonstrações científicas, workshops, oficinas práticas, jogos e quizzes, exposições, conversas informais, debate e animação na rua.

O ISCTE-IUL faz parte do consórcio que organiza a NEI 2017, coordenado pelo MUHNAC – Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Museus da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL), e do qual fazem parte a Faculdade de Ciências e Tecnologia/Nova.ID.FCT da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e a Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM).

Consulte aqui o Programa da NEI 2017 em Lisboa

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply