4 JUN | Sessões online: África em tempos de COVID-19

Não perca o ciclo de sessões online do CEI, em parceria com o IDN e com o Diário de Notícias, dedicado à as implicações para a política e segurança internacionais causadas pela pandemia COVID-19.

A sexta sessão terá lugar a 4 de junho às 18h dedicada ao tema “África em tempos de COVID-19.”

Sobre a sexta sessão online:

A pandemia COVID-19 tem produzido e vai continuar a produzir uma série de desafios de cariz social, político e económico por todo mundo e o continente africano não é exceção. Neste cenário, colocam-se diversas questões, quais os desafios e as oportunidades que a COVID-19 coloca ao continente africano? Como equilibrar a luta pela sobrevivência diária versus o isolamento e o distanciamento social? Como estão os regimes autoritários a capitalizar os efeitos desta crise pandémica? Qual o ponto de situação da ajuda ao desenvolvimento nesta crise? A 23 de março o Secretário Geral das Nações Unidas pediu um cessar-fogo global, em que medida este cessar-fogo poderá constituir uma oportunidade ou um desafio para os conflitos armados na região? Esta região tem sido assolada por conflitos armados e pressões socieconómicas a isto acresce agora a COVID-19 e as suas subsequentes dinâmicas. Como é que atores não estatais violentos estão ou poderão capitalizar o sistema de saúde desadequado ou inexistente, os serviços públicos sobrecarregados e a pressão económica?

Oradores

Ana Lúcia Sá (CEI-Iscte)

Fernando Jorge Cardoso (CEI-Iscte/IMVF)

Alexandra Magnólia Dias (IPRI-NOVA)

Moderação

Pedro Seabra (CEI-Iscte/IDN)

 

O evento é livre sujeito a inscrição prévia: https://bit.ly/2ZBznrJ

Sobre o ciclo:

A pandemia COVID-19 tem produzido e vai continuar a produzir uma série de desafios de cariz social, político e económico, cujos efeitos se irão manifestar de forma diferenciada por todo mundo. Por outro lado, esta pandemia parece ter vindo também amplificar diversas dinâmicas geopolíticas já em curso, com implicações para a segurança e estabilidade internacionais. Neste sentido, numa parceria entre o Centro de Estudos Internacionais do Iscte e o Instituto da Defesa Nacional vai realizar-se um ciclo de sessões online com o objetivo de pensar e debater as implicações desta pandemia para a política e segurança internacionais.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply