Lajes: Portugal e EUA comprometidos sobre questões ambientais e de saúde – MNE
Portugal e Estados Unidos comprometeram-se na quarta-feira em “analisar e intervir em conjunto sobre as consequências ambientais e para a saúde pública” do uso militar da base das Lajes, nos Açores, disse hoje o chefe da diplomacia portuguesa.
O “compromisso de continuar o trabalho na área de descontaminação ambiental” é uma das principais conclusões da reunião da comissão bilateral permanente entre os dois países, que decorreu na quarta-feira em Washington, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.
A comissão bilateral “tomou muito boa nota de avanços práticos e consistentes que ocorreram neste semestre”, disse Augusto Santos Silva, questionado sobre os resultados desta reunião à margem da abertura da conferência “Europe as a Global Actor“, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
A declaração da reunião, que deverá ser divulgada ainda hoje, “é muito clara sobre os compromissos das duas partes para analisarem em conjunto e intervirem, se for esse o caso, as consequências do ponto de vista ambiental e para a saúde pública do uso da base”.
Leia o artigo na íntegra no site do DN. Photo by EU2017EE Estonian Presidency / CC BY 2.0
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.