MEDIA | Apresentação do livro ‘RARET- A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana’

O lançamento do livro “RARET – A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana” do investigador Vítor Herdeiro mereceu destaque nos media.

Foi ontem o lançamento do livro RARET – A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana da autoria do investigador Vítor Herdeiro. Esta sessão, que aconteceu no Iscte, mereceu destaque em vários meios de comunicação: Observador, Notícias ao Minuto, Correio do Ribatejo, Mais Ribatejo, Mag Sapo, Tunet Radio, E-Cultura.

“A tese que inspirou a série televisiva “Glória”, “RARET – A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana”, de Vítor Herdeiro, vai ser hoje lançada em livro no Iscte, em Lisboa.

Publicado pela Edições 70, do Grupo Almedina, o livro resulta da tese de mestrado de Vítor Herdeiro, realizada no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, a qual inspirou a primeira série portuguesa a ser transmitida pela Netflix, afirma uma nota da instituição de ensino.

Vítor Herdeiro “investigou a participação de Portugal na luta anticomunista e antissoviética promovida pelos EUA”, Estados Unidos da América, a partir da rádio RARET, instalada em Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém.

Fruto de um acordo entre os Estados Unidos e o então presidente do Conselho de Ministros do Estado Novo, Oliveira Salazar, a RARET retransmitiu, entre 1951 e 1996, as emissões da rádio Free Europe durante os anos da Guerra Fria (de 1947 até à dissolução da União Soviética, em 1991), difundindo propaganda pró-ocidental para os países de Leste.

“Uma emissora norte-americana transmitir conteúdos radiofónicos – produzidos em Nova Iorque e em Munique – a partir de uma pequena aldeia do Ribatejo durante 45 anos, é uma história rica e empolgante!”, lê-se na nota de imprensa, citando o autor da tese, que realça o interesse em “investigar um tema tão pouco conhecido pelos portugueses”.”

Excerto retirado da Agência Lusa.

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply