Call for papers aberta para o VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Call for papers aberta para o painel “Intimidade tornada pública, popular, política” do VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
O investigador do CEI-IUL, Ricardo Falcão, irá coordenar o painel “Intimidade tornada pública, popular, política: Ruptura e continuidade nos limites da cultura” no VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, conjuntamente com a investigadora Inês Galvão (ICS-ULisboa). É possível submeter uma proposta a este painel até ao dia 7 de janeiro de 2019.
Sobre o painel:
A politização da intimidade é um fenómeno controverso, marcado por ambiguidades na relação com poderes institucionais e governamentais, que colocam questões de cariz político assim como desafios ao seu estudo. Hoje, a críticado feminismo de-colonial ao eurocentrismo das agendas globais de desenvolvimento e direitos humanos denuncia a colonialidade do poder, sugerindo uma reflexão sobre os usos e desdobramentos do conceito de cultura, tanto na descrição das transformações sociais como na representação de normas e possibilidades de transgressão. Entretanto, a indefinição dos limites entre privado e público motiva disputas no âmbito do poder simbólico, muitas vezes por analogia a uma oposição entre interior e exterior, na demarcação de lugares de soberania mas também na legitimação de formas de ingerência. Nestas disputas complica-se a relação entre poder e discurso, exposição e secretismo, e evidenciam-se construções de género que desafiam visões dualistas, especialmente em contextos de mutação acelerada. Neste painel convidamos a apresentação de perspetivas sobre como a intimidade surge em narrativas públicas, populares e políticas. Procuramos analisar como ideias de continuidade e rutura se relacionam com noções de cultura em domínios como a sexualidade, a saúde, a identidade, as relações de proximidade e as práticas da vida doméstica e quotidiana.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.