Candidaturas abertas: Mestrado em Estudos Africanos

O Mestrado em Estudos Africanos do ISCTE-IUL é um dos mais antigos e prestigiados na Europa e nos espaços de língua portuguesa e está estruturado de modo a que os alunos adquiram uma visão compreensiva e interdisciplinar sobre as principais problemáticas e dinâmicas políticas, sociais, culturais e económicas de diversos contextos africanos e da diáspora. Para além da especialização científica nesta área de estudos, o curso tem um forte pendor formativo no âmbito de competências profissionais, abrindo a possibilidade da realização de um Estágio. 

É promovido pelo Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) e tem como unidade de investigação o Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL).

O curso, com 120 créditos ECTS, tem um tronco comum de 8 Unidades Curriculares (UC) e oferece a possibilidade de os estudantes escolherem UC optativas dentro da oferta existente no ISCTE-IUL. O plano de estudos pode ser consultado aqui. As aulas têm início no final de Setembro de 2019.

A quarta fase de candidaturas decorre até ao dia 2 de Setembro de 2019. Candidate-se!

 

Os Estudos Africanos no ISCTE-IUL

A área de Estudos Africanos está largamente consolidada no ISCTE-IUL, já que desde 1981 esteve sediado neste local o Centro de Estudos Africanos, a origem do atual Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL). 

O CEI-IUL constitui uma referência internacional na área, com uma grande componente da sua linha estratégica de investigação ligada ao continente africano, incidindo sobre dois eixos principais: a área da política, instituições e relações internacionais, com foco em processos de organização dos Estados e do funcionamento das instituições, bem como ao ativismo e movimentos sociais; e um segundo eixo de investigação sobre ecologia e desafios do desenvolvimento, com atenção especial à segurança ambiental e às alterações climáticas, e à mobilidade e migrações forçadas. O CEI-IUL desenvolve regularmente atividades científicas relacionadas com o continente africano, de que é exemplo o seminário permanente de estudos Africanos “Pensar África”.

O ISCTE-IUL acolhe ainda uma das mais importantes bibliotecas de Estudos Africanos na Europa, a Biblioteca Central de Estudos Africanos que integra o grupo ELIAS (European Librarians in African Studies).

É neste contexto dinâmico que funciona o Mestrado em Estudos Africanos, um dos mais antigos e prestigiados no espaço da língua portuguesa, formando desde 1989 profissionais de diversas áreas, desde a investigação e ensino, ao sector empresarial, diplomacia, organizações internacionais ou administração pública.

Diretora

Ana Lúcia Sá
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas, ISCTE-IUL
CEI-IUL

Secretariado 

ESPP, ISCTE-IUL
Sala 1W4, 10h00-19h00
Email: secretariado.espp@iscte.pt
Tel: +351 210 464 015

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply