Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações

Entre os dias 18 e 20 de Setembro decorre, na Biblioteca Nacional e no ISCTE-IUL, a conferência internacional “Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações”

Esta iniciativa é organizada pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e pretende contribuir para renovar o interesse e melhorar o conhecimento da Sociedade das Nações (SDN) e do seu impacto neste último século marcado por vagas fortes de internacionalismo e globalização, mas também de crise e reação nacionalista.

Uma instituição multilateral como a SDN é o objecto ideal para uma história verdadeiramente global e conectada, que vá para além das tradições historiográficas nacionais. É o que se pretende fazer com esta conferência que conta com 65 oradores, afiliados a 60 instituições de 18 países diferentes. Colin Wells (United Nations Library at Geneva), Nicholas Werth (Institut d’Histoire du Temps Présent — CNRS), Philippe Rygiel (École Normale Supérieure de Lyon), Patricia Clavin (University of Oxford) e Patrick Finney (Aberystwyth University) serão os oradores convidados da conferência.

Consulte o programa completo. A entrada é livre.

Sobre o tema:

A mortandade de milhões na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) levou a um esforço na conferência de paz de Paris, de 1919, para desenhar uma nova ordem internacional, com novas normas e instituições. A criação, em 1920, da primeira organização multilateral permanente na forma da Sociedade das Nações, antecessora directa da ONU, foi o resultado mais ambicioso e controverso deste esforço. Apesar de a SDN ter acabado por falhar no seu objectivo principal de impedir uma Segunda Guerra Mundial, nem por isso deixou de marcar, e de nos ajudar a perceber, múltiplas dimensões da vida global nas duas décadas da sua existência. Muitas destas questões, que serão abordadas nos diferentes painéis desta conferência, ainda continuam a preocupar-nos hoje em dia: dos refugiados aos problemas de género, dos impérios e dos seus legados, dos conflitos territoriais ao terrorismo, dos direitos dos trabalhadores em diferentes partes do mundo às normas do sistema financeiro internacional.

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply