Conflito Israelo-Palestiniano | Um Estado único democrático (…) uma alternativa ao statu quo
A investigadora do CEI-Iscte, Giulia Daniele, foi ouvida pelo Expresso, na secção Duelo, a propósito do conflito Israelo-Palestiniano.
Giulia Daniele juntou-se à investigadora Ana Santos Pinto (IPRI-NOVA) para responderem à pergunta “A solução de dois Estado é viável no conflito Israelo-Palestiniano?”.
Fique a par de algumas das principais citações de Giulia Daniele
“Em relação ao futuro da terra da Palestina e Israel, e em particular das pessoas que lá vivem, tudo isso significa que a promessa de estabelecer um Estado palestiniano independente ao lado de Israel, tanto apoiada após aos Acordos de Oslo de 1993, está cada vez mais distante e enterrada. O futuro território palestiniano é caracterizado por enclaves fragmentados e isolados uns dos outros, sem contiguidade. Hoje, o que vemos é um Estado único, sob total controlo de Israel, onde os palestinianos (incluindo os de Israel) são subjugados por várias limitações/negações de direitos e discriminações diárias.”
“A partir desta contextualização recente, um Estado único democrático, do rio Jordão ao mar Mediterrâneo e fundado em princípios de justiça e igualdade para todos os palestinianos e israelitas que lá vivem, pode representar uma alternativa ao statu quo, mesmo que o caminho seja muito longo e árduo.”
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Foto via Politize!
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.