Difícil ‘virar de página’ nas relações União Europeia-África

Eugénio Almeida, investigador angolano do CEI-IUL, não acredita que algum dos constrangimentos existentes nas relações tenha sido resolvido nesta Cimeira, visto que um dos principais pontos de trabalho – a juventude – foi quase que todo substituído, em parte pela questão dos escravos na Líbia e em parte pela emigração africana para a Europa.

Almeida aponta que, para se investir de fato na juventude, é necessário que as seguintes questões deixem de ser problemas em e para a África: migração (interna e externa); pobreza; má-governação; negligência; e, principalmente, a má ou deficiente redistribuição da riqueza (quer por parte dos dirigentes africanos, quer pelos investidores estrangeiros em África). O que se viu na Cimeira foi, nesse sentido, uma reafirmação de discurso e a manutenção de tópicos há muito debatidos , sem resultado prático.

Almeida afirma ainda que o maior problema está na pouca redistribuição da Europa no desenvolvimento africano. “A matéria-prima africana continua a ser comprada – muitas vezes ou quase sempre – a preços inferiores aos que se verificam na Bolsa de Chicago de matérias-primas. O investimento europeu é quase todo em áreas de agricultura, mineração/petróleos e/ou de serviços que permitem o reenvio mais fácil de dividendos à origem (…). O fomento ou a manutenção de comissões absurdas e iníquas a dirigentes, alguns, líderes, africanos parece não os demover – continua a não permitir um claro desenvolvimento do continente e, com isso, manter a juventude no desenvolvimento dos nossos países devido à criação plena de emprego que não há.”, disse o investigador ao Africamonitor.net.

Leia o artigo completo no site África Monitor.

From left to right: Mr Moussa Faki Mahamat, Chairperson of the African Union Commission; Mr Donald Tusk, President of the European Council; Mr Alpha Conde, President of the African Union; Mr Jean-Claude Juncker, President of the European Commission. Photo by European Union / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply