slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
Edição do “Guia de Formação Multisetorial sobre Corte/Mutilação Genital Feminina”
AfricaHuman RightsResearch

Edição do “Guia de Formação Multisetorial sobre Corte/Mutilação Genital Feminina”

Foi editado e está disponível online, o guia académico multisetorial sobre o Corte/Mutilação Genital  Feminina. Este Manual, cujo objetivo é o acompanhamento das formações dadas no quadro do projeto, foi construído em parceria por um conjunto de académicos de várias áreas, todos a trabalhar sobre a mutilação genital feminina ou em áreas paralelas igualmente importantes no âmbito da produção de conhecimento sobre esta prática.

Reunindo a experiência de pessoas e sendo informado também pelas diferentes áreas de investigação, o Guia reúne um conjunto de perspetivas distintas, e até por vezes concorrentes, sobre o C/MGF. Não é um todo homogéneo, porque as preocupações dos diferentes investigadores também não o são.

Com trabalhos de base tão diversos como os estudos de género e o feminismo, ao trabalho no terreno na Gâmbia, na Somália, Guiné Bissau, Senegal, e outros países africanos, ou nas “Comunas” de Terni e Perugia, na Flandres, Barcelona, Madrid, este Guia é na verdade um retrato da diversidade de perspetivas que se podem ter sobre o C/MGF, sendo o seu objetivo assumido ser flexível aos interesses das diversas disciplinas.

A organização do Guia reflete essa diversidade de perspetivas e procura, dentro de cada módulo, apresentar debates abertos, e conceitos que são mais próximos à disciplina em questão. O Guia pode assim ser usado tanto por quem quer aprofundar temáticas do C/MGF no âmbito da Saúde como também, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de fazê-lo relativamente aos Estudos de Género, à Antropologia, Psicologia, Comunicação ou dos Direitos Humanos.

Os debates em profundidade que são possíveis no seio das diferentes disciplinas são informados antecipadamente por dois capítulos genéricos, informativos e dando uma perspetiva ancorada na história.

Contribuem com textos para este Guia os investigadores do CEI-IUL Ricardo Falcão e Clara Carvalho, do CRIA Cristina Santinho, do CIS Carla Moleiro. A tradução foi levada a cabo por Marta Patrício e Ricardo Falcão, e a revisão pelos membros de toda a equipa. Uma palavra de agradecimento ainda para a Inês Marques Ribeiro que se dispôs também a ajudar no processo de revisão.

O guia está disponível em PT e outras línguas do projeto: ENG, ES, IT e BE.

Senegalese girls. Photo by UK Department for International Development / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ricardo Falcão

Researcher at CEI-IUL. Anthropologist and PhD in African Studies, I have chosen as my field the country Senegal. My PhD thesis is on the appropriation of information and communication technology in Senegal. Research interests: Senegalese youth, bodily practices, sexuality, tradition/modernity, social hierarchies, postcolonial studies, Sufi Islam/pagan cults, land property, and patron/client relations.