Eleições americanas e política externa
A proximidade das eleições nos Estados Unidos está a tornar-se atualmente um elemento importante na formatação da política de Washington em todo o mundo.
Os políticos norte-americanos procuram a negociação rápida de qualquer crise no mundo que possa ser terminada com o anúncio de algum tipo de acordo. O próprio anúncio, aliás, está a tornar-se mais importante do que o seu conteúdo. Isso pode ser compreensível se tivermos em mente a sua potencial influência na classificação de um dos candidatos nas próximas eleições presidenciais em novembro.
São inúmeros os exemplos da atuação de diplomatas norte-americanos no cenário mundial e o mais divulgado é o do Médio Oriente e arredores. No dia 13 de agosto, a Casa Branca anunciou que foi alcançado um acordo entre os Emirados Árabes Unidos e Israel sobre a normalização das relações, com a mediação dos EUA. Este acordo envia um forte sinal a todo o mundo árabe, especialmente o de que os americanos estão dispostos a fazer uma série de concessões se os árabes concordarem em normalizar as suas relações com Israel. Também há vários candidatos para isso.
Continue a ler o artigo no site do DN.
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador. Foto de Zoonar/A.Makarov
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.