Eleições americanas e política externa

A proximidade das eleições nos Estados Unidos está a tornar-se atualmente um elemento importante na formatação da política de Washington em todo o mundo.

Os políticos norte-americanos procuram a negociação rápida de qualquer crise no mundo que possa ser terminada com o anúncio de algum tipo de acordo. O próprio anúncio, aliás, está a tornar-se mais importante do que o seu conteúdo. Isso pode ser compreensível se tivermos em mente a sua potencial influência na classificação de um dos candidatos nas próximas eleições presidenciais em novembro.

São inúmeros os exemplos da atuação de diplomatas norte-americanos no cenário mundial e o mais divulgado é o do Médio Oriente e arredores. No dia 13 de agosto, a Casa Branca anunciou que foi alcançado um acordo entre os Emirados Árabes Unidos e Israel sobre a normalização das relações, com a mediação dos EUA. Este acordo envia um forte sinal a todo o mundo árabe, especialmente o de que os americanos estão dispostos a fazer uma série de concessões se os árabes concordarem em normalizar as suas relações com Israel. Também há vários candidatos para isso.

Continue a ler o artigo no site do DN.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de Zoonar/A.Makarov

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply