Entrevista | Etiópia “Que importa que pessoas morram aos milhares (…)?”

O investigador do CEI Manuel João Ramos foi ouvido pelo Jornal iOnline a propósito da situação na Etiópia, nas regiões de Tigré e Amara.

O antropólogo Manuel João Ramos comentou a situação na Etiópia, com o avanço das tropas e milícias sobre as montanhas de Tigré e Amara, apoiadas por drones chineses, iranianos e turcos: “É um assunto que não interessa a muitos europeus, até que os refugiados comecem a chegar ali a Tripoli ou Bengazi”. Acrescenta “Agora, que pessoas morram aos milhares, que sejam violadas aos milhares, que sejam queimadas vivas, o que é que isso importa? Ou que haja um nível de ódio entre regiões que se aproxima da mentalidade do genocídio? Tudo isso está lá”.

Leia o resto da entrevista aqui.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de Minasse Wondimu Hailu/AA/Picture Alliance em DW

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Manuel João Ramos

Researcher at CEI. Associate Professor (with Habilitation) at the Department of Anthropology at Iscte. PhD in Anthropology. Head of the Central Library of African Studies. Research Interests: African Studies, Anthropology of the Symbolic and Cognition, Heritage Studies, Horn of Africa.

Leave a Reply