Investigadores do CEI-IUL no Fórum Internacional sobre a Mutilação Genital Feminina
Dois investigadores do CEI-IUL participaram entre os dias 19 e 21 de novembro num Fórum Internacional sobre o C/MGF: Fundacíon Wassu-UAB.
Clara Carvalho, moderou o painel “Female Genital Mutilation/Cutting in the Diaspora” e Ricardo Falcão apresentou a comunicação “We’re experts in everything and specialized in almost nothing”: professionals dealing with GBV on the aftermath of FGM/C in a Lisbon municipality”.
O Fórum foi organizado pela Fundación Wassu parte da Universidade Autónoma de Barcelona, e também presente na Gâmbia com a Wassu Gambia Kafo, e contou com mais de 50 comunicações de especialistas na área do C/MGF.
Os debates cobriram parte do considerável espectro de trabalhos sobre o C/MGF, desde a apresentação do panorama em países sobre os quais ainda se sabe pouco, como a Indonésia, Austrália e Canadá, aos ecos do terreno da promoção do abandono da prática em Portugal, Barcelona, País Basco e França, e também da Gâmbia, Senegal e Mali; ou ainda questões relacionadas com o quadro legal em que se insere o C/MGF, sobretudo nos países europeus, e a sua articulação com os pedidos de asilo. Foi igualmente partilhado conhecimento sobre o papel dos homens em contexto migratório, tal como o ponto de vista das gerações mais novas. Finalmente, um painel sobre as cirurgias de reconstrução.
Assinala-se a importância deste Fórum na discussão de metodologias de intervenção comunitária mas também as relevantes comunicações onde estas foram questionadas, a par do olhar crítico sobre os dados disponíveis em relação à prática e sua mutação.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.