A “glasnostização” da política angolana

O próximo dia 23 de Agosto irá definir qual o regime governativo nos próximos 5 anos em Angola. Tudo dependerá do poder eleitoral que resultará do voto popular.

João Lourenço, candidato a Presidente pelo MPLA, como tudo parece indicar, irá vencer este pleito eleitoral. O que está em causa, neste momento, é saber se irá manter a larga margem eleitoral – pelo menos, a maioria absoluta – ou se, a fazer fé em algumas quase fantasmagóricas sondagens – tal o não dito e predito que ocorreram após as suas divulgações – esta será de maioria simples.

E aqui, o quase previsível consulado de João Lourenço – e nada nos faz acreditar que ele não vá ocorrer, face aos actos eleitorais precedentes e o que eles mostraram -, terá de governar com pinças de veludo, quer para não perder o apoio da ala ortodoxa do partido MPLA, como também para não ver evaporar o apoio da camada mais jovem que o apoia e aguarda mudanças, como recorda Paulo Guilherme no texto acima.

E, caso não obtenha a maioria absoluta, não será só para dentro do partido que Lourenço terá de olhar, para melhor viajar no leme da governação.

Mas poderá acontecer João Lourenço ser eleito e governar sem a maioria parlamentar? Sim, porque na falta de uma maioria absoluta, mesmo com previsível apoio de uma parte importante do partido e actuais chefes de defesa e segurança (?), Lourenço irá ter de negociar com a oposição a governação ou, em alternativa, entrar, dependendo do número de deputados conseguidos pelo MPLA, pela via de um Governo de coligação com um ou mais partidos da oposição, naquilo que Abel Chivukuvuku, candidato da CASA-CE, denominou, face a uma pergunta de uma repórter da RTP, de «geringonça angolana». E nisto haverá, também, porque Isaías Samakuva já o disse ser possível, a entrada da UNITA nesta eventual coligação.

E, não havendo coligação, como poderá sobreviver João Lourenço?

Leia o artigo completo de Eugénio Costa Almeida no site Africa Monitor.

João Lourenço, num acto político de massas, em Viana. Photo by Joost de Raeymaeker / CC BY-NC 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply