slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
Haverá mudanças em Angola com João Lourenço?
AfricaAngolaDemocracyViewpoints

Haverá mudanças em Angola com João Lourenço?

Só haverá mudanças em Angola se o futuro Presidente tiver força para se impor, defende analista ouvido pela DW, que vê em João Lourenço um possí­vel “Mikhail Gorbachev angolano”. Será possível uma maior abertura política?

DW África: Há alguma diferença nestas eleições angolanas em relação ao passado?

Eugénio Costa Almeida: O problema nestas eleições, e que a oposição está a falar neste momento, é que a fraude não diz respeito à  eleição em si, mas tem a ver com a votação.

DW África: A palavra que mais se ouviu na campanha foi “mudança”, desde os partidos até aos eleitores. Mas o que poderá mudar em Angola?

ECA: Eu acredito que haja vontade de mudança. No entanto, o problema diz respeito ao resultado das eleições. Qual será o resultado do partido de ganhar e qual será a força desse partido e, depois, dentro do partido. Ou seja, como o Presidente vai distribuir os pelouros. Em função da distribuição dos pelouros governativos, e mesmo de outras condicionantes, é que verificaremos se haverá, ou não, mudança. Sem querer ser irónico, eu diria que mudança vai haver, porque muda-se o Presidente da República. Logo aí­, há mudança. Entretanto, a questão de mudanças políticas é o que se deseja e o que se pede. O problema é se o partido terá capacidade de mudança. Além disso, saber se o Presidente eleito, em princípio João Lourenço, terá força suficiente para impor as mudanças necessárias.

DW África: Mas acredita que Lourenço tenha força polí­tica?

ECA: Neste momento, acredito que ele não tenha força polí­tica. Entretanto, penso que ele a poderá ganhar e que José Eduardo dos Santos, quem o propôs, o ajude a ter a força necessária.

Leia a entrevista completa aqui.

Luanda, Angola. Photo by Fabio Vanin / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).