CAL estabelece parceria com Rede CoopMar, da qual o ISCTE-IUL faz parte

As professoras Cátia Miriam Costa (investigadora do CEI-IUL) e Amélia Polónia apresentaram a Rede CoopMar e estabeleceram com a Casa da América Latina as linhas gerais de colaboração.

A rede CoopMar (Cooperação Transoceânica, Políticas Públicas e Comunidade Sócio-cultural Ibero-americana), é uma rede CYTED (Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) que desenvolve investigação na área das humanidades e políticas públicas e que procura potenciar as sinergias existentes entre os vários parceiros em torno de uma agenda de “mar e sociedade” para o desenvolvimento.

A rede assume que as dinâmicas históricas de longa duração criadas pelo mar, e em torno do mar, têm capacidade para reativar o potencial colaborativo no espaço da Ibero-América e contribuir para o reforço de estratégias de futuro e iniciativas convergentes, com vantagens mútuas.

Através do diálogo entre universidades e centros de I&D, comunidades e instituições públicas e privadas, museus e entidades empresariais, a CoopMar pretende contribuir para o delinear de políticas públicas, através de práticas de diplomacia científica e envolvimento da comunidade, e para iniciativas com impacto socioeconómico. Associando história, memória, cultura e novas tecnologias, pretende oferecer soluções concretas à sociedade Ibero-americana, visando o reforço da responsabilidade social e da sustentabilidade económica.

Post original publicado no site da Casa da América Latina.

Photo by Casa da América Latina / All rights reserved.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply