Mesa-Redonda “Política Externa Portuguesa e África”

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL organizou no passado dia 15 de março a mesa-redonda “Política Externa Portuguesa e África” com o objetivo de discutir, de maneira informal, as principais características e tendências da política externa portuguesa em relação à África Subsariana, no período posterior a 1974 até ao presente. A iniciativa procurou igualmente estimular a troca de ideias e experiências numa área de estudo a requerer abordagens integradoras de contributos multidisciplinares, bem como explorar sinergias que possam dar azo a dinâmicas colaborativas no futuro.

Com base nestes propósitos, a mesa-redonda contou com a participação de diversos investigadores do CEI-IUL e de outras universidades baseadas em Lisboa, que abordaram o tema sob diversas perspetivas. Durante a sessão da manhã, o investigador Pedro Aires Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, começou por enquadrar a temática do evento de um ponto de vista histórico. De seguida Carlos Gaspar e Alexandra Magnólia Dias, também da Universidade Nova de Lisboa, abordaram o tema sob a ótica do contexto internacional e africano. José Francisco Pavia, da Universidade Lusíada, centrou-se em dinâmicas internas da política externa portuguesa e suas implicações para o relacionamento com África.

Durante a sessão da tarde, o enfoque dos trabalhos incidiu sobre áreas temáticas específicas do relacionamento de Portugal em África. Assim, Fernando Jorge Cardoso do CEI-IUL centrou a sua intervenção em dimensões económicas e de ajuda em desenvolvimento. Por sua vez, Luís Bernardino, investigador do CEI-IUL e oficial do exército português (via Skype a partir do Mali), traçou uma panorâmica geral da evolução do relacionamento português na África Subsariana nos domínios da segurança e defesa. As dimensões político-diplomáticas desse relacionamento foram tratadas por Pedro Seabra, investigador do CEI-IUL e do GIGA (Hamburgo). Finalmente, Clara Carvalho do CEI-IUL tratou de dimensões societais e culturais presentes na relação Portugal-África.

Ambas as sessões contaram com amplos períodos de discussão, nos quais foram envolvidos outros investigadores, de forma a alargar o debate. No final, os principais objetivos do evento foram alcançados, tendo permitido uma primeira discussão geral cujos resultados precisam agora de ser aprofundados e concretizados através de novas iniciativas cujas modalidades concretas estão de momento a ser ponderadas.

A mesa-redonda foi coordenada por António Raimundo, investigador do CEI-IUL, no quadro do projeto de pós-doutoramento que desenvolve com a Universidade do Minho (“Assessing the Europeanization of Portuguese foreign policy towards sub-Saharan Africa”), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Nautical chart of Portuguese cartographer Fernão Vaz Dourado (c. 1520 - c. 1580), Portuguese National Archives of Torre do Tombo, Lisbon / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

António Raimundo

Research Associate at CEI-IUL. Guest Assistant Professor of IR at ISCTE-IUL. Postdoctoral Researcher at CICP-UM (Univ. Minho), working on the Europeanization of Portuguese Foreign Policy towards sub-Saharan Africa.

Leave a Reply