“Trump é ingénuo e um pouco primitivo na forma de pensar”

Membro do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins, Mike Haltzel trabalhou com o ex-vice-presidente Joe Biden quando este era senador. Ao DN garante que este seria um “ótimo presidente” e critica Trump.

Em Lisboa para participar na conferência Europe as a Global Actor, organizada pelo ISCTE-IUL, o académico americano Mike Haltzel falou ao DN sobre a América de Trump e a relação com o mundo.

Com o seu desejo de “fazer a América grande outra vez”, Donald Trump alterou a relação dos EUA com o mundo?

Ironicamente, a política interna e externa dele, até agora, não tornou a América grande. Já somos grandes. Ele só nos tornou mais pequenos, mais fechados, mais isolados. Por exemplo, no Acordo de Paris sobre o clima estamos isolados de todos os outros países. É um homem de transações, bilateral. O mundo deles é o do imobiliário de Nova Iorque e Nova Jérsia.

Trump está sempre a dizer que é muito bom a fazer acordos…

Até agora, tem sido o contrário. Neste momento, diria que a China o ultrapassou, e de forma tremenda. Trump tirou–nos da Parceria Transpacífica, o que foi um enorme tiro no pé. O único acordo que fez foi, na verdade, emendar o acordo entre os EUA e a Coreia do Sul. Mas foram mudanças menores. Tirando isso ele não tem mais nada para mostrar.

Com as políticas isolacionistas, Trump está a deixar a porta aberta para que a China se afirme ainda mais?

Claro. A China tem o projeto de pelo menos igualar os EUA até meados do século, e Trump está a tornar isso mais fácil. Os instintos dele são mercantilistas. Por isso olha para os acordos bilaterais apenas do ponto de vista estatístico. Não faz sentido. Muito do que a China nos vende é apenas montado na China, tendo sido produzido noutro sítio. O mesmo vale para os EUA. Ele não tem noção das cadeias de abastecimento mundiais. Basicamente Trump é ingénuo e um pouco primitivo na sua forma de pensamento.

Leia a entrevista completa no site do Diário de Notícias.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Photo by Kayla Velasquez / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply