slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
"Não perspectivava que fossem tantas empresas a privatizar"
AfricaAngolaViewpoints

“Não perspectivava que fossem tantas empresas a privatizar”

O investigador do CEI-IUL, Eugénio Costa Almeida, foi entrevistado pelo jornal Público a propósito do novo programa de privatizações lançado em Luanda.

“Para Eugénio Costa Almeida, investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do ISCTE-IUL, o novo programa de privatizações lançado em Luanda demonstra a vontade do Presidente
João Lourenço em alterar a actual situação económica e financeira de Angola. Em declarações por escrito, defende que deve haver uma fatia do capital reservada para os angolanos.

O que irá marcar mais este programa de privatizações? A transparência com que for conduzido?

À partida parece-me que é o facto de o ProPriv apresentar um plano real e efectivo de empresas a privatizar e não, como estávamos habituados, um mero instrumento vago e sem sentido sobre o que seriam as intenções governativas. Depois, o ProPriv poderá transmitir uma vontade inequívoca do Governo e do Presidente João Lourenço em alterar a actual situação económica e financeira do país, não só dinamizando-a como, e principalmente tendo em conta as linhas orientadoras do Banco Mundial e do FMI, procurando retirar da alçada pública empresas que, na maioria dos casos, apesar do que poderiam dar ao país, estão deficitárias e mal geridas. ”

Leia a entrevista completa no Público.

 

Fotografia: Terminal Marítimo de Passageiros in Luanda by David Stanley / CC BY 2.0
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).