Luta contra a corrupção em Angola com fraca recuperação de activos

Discurso do Estado da nação de João Lourenço durou menos que o do ano passado, mesmo assim chegou quase às duas horas. Presidente angolano confirma o contexto difícil que o país vive.

O discurso do Presidente angolano sobre o Estado da nação teve este ano uma duração bastante inferior há do ano passado, mesmo assim chegou quase às duas horas, e os dados foram apresentados com mais cuidado. Dois elementos que faziam parte das “reivindicações da rua”.

A parte introdutória forneceu uma síntese de dados económicos e sociais, a confirmar o contexto difícil que o país vive. A recessão prevista pelo governo para 2020 é de 3,6%, percentagem provisória com tendência para ser um pouco maior, não apenas em virtude das interrupções de trabalho por efeito da pandemia, mas também em função das oscilações em baixa dos preços do petróleo. O Orçamento Geral do Estado para 2021 vai ressentir-se e o défice deve situar-se em 4%.

A dívida externa, deverá atingir 120% do PIB no final deste ano.

Continue a ler o artigo no site do jornal Público.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

João Lourenço / foto de Jérémy Barande / Ecole polytechnique Université Paris-Saclay / CC BY-SA 2.0

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Jonuel Gonçalves

Guest researcher at CEI-IUL. PhD on Water Resources Economy in Southern Africa and South America (UFRRJ). Post-doctoral researcher and Professor at the Strategic Studies Institute of the Universidade Federal Fluminense.

Leave a Reply