O ausente omnipresente

Mas porque vale a pena ainda se falar desta Cimeira, tanto tempo e tanta conversa depois? Talvez sim, porque existem presenças invisíveis que parecem ter escapado ao olhar mediático. Refiro-me à China esse protagonista ausente, mas sempre participante nesta cimeira.

Há presenças que se fazem sentir através da sua ausência. Parece paradoxal, mas afinal não é. Nas relações internacionais, muitas vezes, a manobra discreta de bastidores é mais importante que a encenação oferecida ao público. Num momento em que as relações bilaterais ganham protagonismo, a Cimeira de Singapura, que colocou frente a frente Donald Trump e Kim Jong-Un, ganhou grande protagonismo mediático. As razões são fáceis de adivinhar: uma reunião sem precedentes entre os presidentes dos dois países, um encontro improvável depois dos insultos trocados entre os dois líderes políticos e o encontro de duas personalidades políticas imprevisíveis que em comum têm o culto da personalidade.

Naturalmente, que todo o foco da política internacional ficou centrado neste encontro que, em prol da paz mundial, legou ao esquecimento todos os outros conflitos a decorrer, como, por exemplo, a guerra na Síria, a guerra no Iémen, os ataques de bandos armados no norte de Moçambique, os ataques terroristas diários no Afeganistão ou no Iraque. Portanto os estados de guerra latentes ou declarados noutras partes do mundo apagam-se mediante a possibilidade de evitar um eventual confronto nuclear na Península coreana. Não se estranhando sequer que um dos presidentes que anuncia esta iniciativa como uma forma de proceder ao desarmamento nuclear, é o mesmo que rasgou o compromisso com o Irão para o mesmo fim.

Leia o artigo na íntegra no site d’O Jornal Económico.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Kim Jong-un e Donald Trump na Cimeira de Singapura de 2018 / foto de Dan Scavino Jr. / domínio público

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply