O CEI-Iscte e o CIES-Iscte recebem estudantes do ensino secundário para estágio de verão

Entre os dias 4 e 15 de julho de 2022, o CEI-Iscte e o CIES-Iscte organizam uma iniciativa conjunta para receber estudantes do 10º, 11º e 12º ano para um estágio no âmbito do programa Ocupação Científica dos Jovens nas Férias 2022.

O estágio intitulado “Desafios da Sociedade no séc. XXI” será dividido em diversos módulos dedicados às temáticas de desinformação, a guerra, os movimentos sociais, o ativismo social e estudantil e a importância da igualdade de género. Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam, ao longo de duas semanas, um curto projecto de investigação sobre uma destas temáticas, recorrendo a metodologias e técnicas de investigação que serão apresentadas pelos investigadores especialistas do tema.

Inscrições abertas.

Descrição do estágio:

Queres saber quais os atuais desafios da nossa sociedade? Neste estágio pretendemos dar uma perspetiva global de possíveis respostas e oportunidades a alguns dos desafios que lançamos sobre temas mais debatidos na atualidade como a desinformação, a guerra, os movimentos sociais, o ativismo social e estudantil e a importância da igualdade de género.

Ao longo de duas semanas vamos demonstrar como pode a investigação ter um papel ativo na identificação de soluções, procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens no campo da Sociologia e dos Estudos Internacionais, como a capacidade de trabalhar em equipa na elaboração e concretização de curtos projetos de investigação. Estes projetos serão desenvolvidos pelos participantes ao longo da segunda semana de estágio, e terão como base metodologias e técnicas de investigação diversificadas que serão apresentadas de forma prática e dinâmica pelos investigadores do Iscte.

Esta iniciativa é organizada por duas Unidades de Investigação do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa: o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), que pretende dar a conhecer o quotidiano de um centro de investigação, os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply