O coronavírus e a verdade

Está agora confirmado que a ciência e a medicina prática não sabem muito sobre o vírus que está a matar pessoas em todo o mundo. A covid-19 está aqui para ficar por muito tempo e não há ninguém que possa dar respostas certas a muitas perguntas. Todos aqueles que tentaram fazê-lo durante os últimos meses, cometeram erros graves num momento ou outro, sem más intenções ou deliberadamente.

Para os peritos médicos é difícil admitir que não há conhecimento suficiente sobre o coronavírus. Se os obrigarmos a falar sobre o futuro, eles têm de dizer muitas coisas, não com base no conhecimento real, mas nas expectativas, desde as alegações de que o vírus desaparecerá durante o verão, que ele morre a 26 graus Celsius ou que evidentemente se tornará mais fraco.

Hoje é óbvio que tudo isso não é verdade. A infeção está a espalhar-se quase sem nenhum controlo, os sistemas de saúde em muitos países estão à beira do colapso ou, além disso, o público, lenta, mas seguramente, está à procura de quem culpar.

Em primeiro lugar, há os políticos que conduziram as suas próprias políticas durante a epidemia, tentando usá-la para alcançar os seus objetivos políticos. É claro que eles usam os médicos e as suas declarações forçadas que não estão comprovadas. O dedo ser-lhes-á apontado pelos mesmos políticos que, evidentemente, tiveram maneiras de influenciar a sua decisão sobre as restrições no passado, explicando que a economia deve ser preservada. Nesta situação, alguns especialistas demonstram “compreensão” pelas necessidades do estado, emitindo declarações cada vez mais positivas e otimistas sobre a epidemia cujo pico já está ultrapassado. Outros, ao mesmo tempo, tentaram ser mais cautelosos, distanciando-se por vezes dos outros membros do mesmo grupo consultivo em que estavam a trabalhar. A mensagem deles era totalmente diferente e perturbadora.

Continue a ler o artigo no site do Diário de Notícias.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista dos autores e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply