O Golfo da Guiné e os exercícios Obangame 2019

O investigador do CEI-IUL, Eugénio Almeida, comenta, num artigo de opinião para o Novo Jornal, a realização dos exercícios militares Obangame Express.

“Sintetizemos no que consiste este exercício militar (aeronaval) que se realiza no Golfo da Guiné, um dos dois exercícios militares que se realizam no Atlântico Sul entre a US Africom e as APN – o outro exercício é o United Accord. Os exercícios Obangame Express consistem em “projectar e melhorar a cooperação entre nações participantes a fim de aumentar a segurança marítima, em geral, e a do Golfo de Guiné, em particular, e onde participam nações signatárias do Código de Conduta Yaoundé. Concentra-se em operações de interdição marítima, bem como em técnicas de visitas, pesquisa e apreensão de navios” e procuram igualmente “avaliar e melhorar a capacidade de aplicação da lei internacional, promover a segurança nacional e regional, planeamento de operações no âmbito da Parceria Africana de Aplicação da Lei Marítima (African Maritime Law Enforcement Partnership – AMLEP) e assistência às SFA (Security Force Assistance – Formação para Assistência às Forças de Segurança)”.”

Continue a ler o texto no site no Novo Jornal.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de US Navy / domínio público

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply