Portugal defende combate “sem tréguas” ao nacionalismo na União Europeia

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu hoje que a União Europeia deve combater “sem tréguas” os nacionalismos e populismos no seu território e destacou a necessidade de a Europa liderar “agendas essenciais” como o desenvolvimento sustentável e o multilateralismo.

“Hoje, para todos os efeitos práticos, está nas mãos da Europa, e às vezes apenas nas mãos da Europa, a liderança em agendas internacionais que são absolutamente essenciais para a sobrevivência da humanidade”, disse Augusto Santos Silva, intervindo na abertura da terceira edição da conferência “Europe as a Global Actor”, que decorre hoje e na sexta-feira no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O governante identificou temas como o multilateralismo; a agenda do desenvolvimento sustentável; a agenda do clima; o comércio, a internacionalização e a globalização regulada, e as migrações e mobilidade humana.

Santos Silva considerou que a liderança europeia “é uma condição necessária para o progresso dessas agendas”.

Continue a ler o artigo no site da RTP.
Photo by EU2017EE Estonian Presidency / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply