Portugal e a China: Finalmente a Geoeconomia e Geocultura

O que mudou no enquadramento português e chinês para que 2016 seja o ano propício a esta visita do primeiro-ministro à China e a estas negociações?

A visita da semana passada do primeiro-ministro, António Costa, à República Popular da China revestiu-se de grande solenidade, o que prova o empenho de ambos países no aprofundamento das relações entre os dois Estados. Se é verdade que foi dado um grande enfoque ao reforço das relações económicas, isso não tirou a novidade das diplomacias cultural e científica também terem sido prioridades levadas na bagagem da representação portuguesa.

Verifica-se que numa visita a um país com relações históricas seculares com Portugal não foi o argumento do histórico, nem o dos encontros prolongados o mais usado. Tampouco foi a ideia de que falar de economia chega. A importância desta visita está exatamente na aposta que ambos governos fizeram na mudança de imagem recíproca e na vontade de provocar sinergias positivas.

Ler mais no Jornal Económico.

Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, Photo by Foreign and Commonwealth Office / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply