Projeto | “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE – África”

Fique a conhecer o  projeto “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE – África: migrações e alterações climáticas“, promovido pelo CEI-Iscte em parceria com o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e co-financiado pelo Camões, I.P.

Sobre o projecto

No ano da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, o Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto da Defesa Nacional promovem o projeto “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE – África: migrações e alterações climáticas”, co-financiado pelo Camões I.P., coordenado pelo Prof. Luís Nuno Rodrigues e com a colaboração dos investigadores do CEI-Iscte, Inês Marques Ribeiro, Pedro Seabra, Giulia Daniele e Filipa Amaral.

O nexo segurança-desenvolvimento no contexto da UE, que se caracteriza pela conflação de preocupações tradicionais de segurança com a política geral de desenvolvimento, tem vindo a ganhar importância, especialmente desde o lançamento da Estratégia Europeia de Segurança (2003) e do Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento (2005). Nestes documentos, a UE reconhece que não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e segurança e que, sem desenvolvimento e erradicação da pobreza, não pode haver paz sustentável.

Esta iniciativa visa assim contribuir para a produção de conhecimento e para o debate interdisciplinar e intersectorial sobre a integração das políticas nacionais e europeias de segurança humana e desenvolvimento e, no quadro destas, da securitização de questões relacionadas com migrações e alterações climáticas. O projeto procura fomentar a produção e disseminação de conhecimento sobre a integração das políticas de desenvolvimento, segurança, alterações climáticas e migrações na política externa portuguesa e europeia e estimular o interesse de alunos, investigadores, decisores e técnicos pelo tema.

Acompanhe as novidades deste projecto aqui.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply