Segurança e Desenvolvimento: Desafios para Portugal, Europa e África | Intervenção de Carlos Lopes (UA)
A 24 e 25 de maio, decorreu a Conferência “Segurança e Desenvolvimento: Desafios para Portugal, Europa e África” promovida pelo CEI-Iscte e pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), uma iniciativa cofinanciada pelo Camões I.P..
Atendendo ao objetivo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021 de impulsionar e fortalecer as relações entre a União Europeia e África, a conferência teve como objetivo contribuir para a produção de conhecimento e para o debate interdisciplinar e intersectorial sobre a integração das políticas nacionais e europeias de segurança humana e desenvolvimento e, no quadro destas, da securitização de questões relacionadas com migrações e alterações climáticas.
A participação de Carlos Lopes, Alto-Representante da União Africana (UA), na sessão de abertura, foi destacada por alguns meios de comunicação. O economista guineense debruçou a sua intervenção em temas como a discussão migratória em volta da reação da Europa às migrações africanas, bem como a gestão da cooperação europeia com os países africanos em resposta à covid-19.
Pode ler mais sobre a sua intervenção aqui e aqui.
Foto via Mídia CAP-GB
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.