“Tempos únicos exigem que não se façam juízos de valor precipitados”

Tempos únicos exigem que não se façam juízos de valor precipitados e ainda menos que nos deixemos levar por populismos fáceis que nos fazem acreditar que a China é um gigante incontestado interna e externamente e que a Europa tombou totalmente sobre o seu próprio peso.

São tempos únicos aqueles que vivemos. Mas nem sempre é assim quando uma crise acontece, qualquer que ela seja, ou uma rotina é quebrada. Os tempos da Covid-19 caracterizam-se pela incerteza, pelo medo e pela confrontação que temos diariamente com a falibilidade do ser humano e das suas conquistas científicas e tecnológicas. É difícil aceitar que quem procura planetas e sistemas solares alternativos não tenha resposta para um vírus que surgiu no seu próprio planeta. Contudo, é essa a realidade em que vivemos atualmente.

Entre medos e incertezas, vamos titubeando nas decisões que, perentoriamente, temos de tomar. Mandar ou não os nossos filhos à escola, manter o teletrabalho ou regressar ao local de trabalho, marcar ou não férias parecem, agora, passos de gigante. Embora estas decisões hoje nos pareçam desafios gigantescos, a verdade é que as situações de excecionalidade foram-se vivendo de diferentes formas, mas pareciam não nos afetar tão diretamente.

Continue a ler o artigo no site d’O Jornal Económico.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Photo by Adam Nieścioruk on Unsplash

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply