Vladimir Putin: Entre a vitória eleitoral e a legitimidade

Ana Isabel Xavier, investigadora do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), foi uma das convidadas do programa “3 às 18” da RTP 3 para comentar as eleições presidenciais na Rússia de dia 18 de Março, que deram novamente a vitória a Vladimir Putin, com 75% dos votos e envolta em grandes polémicas.

Para a investigadora do CEI-IUL, esta vitória de Putin pode constituir uma derrota caso não se cumpram “o que para ele são os mínimos”, isto é, 70% de eleitores nas urnas e uma reeleição com, pelo menos, 70% dos votos. O não cumprimento destes requisitos faz com, para Putin, a sua legitimidade possa ser posta em causa pelo mundo ocidental. Nos últimos dias, o presidente russo apelou ao voto como um dever patriótico, apesar de a sua campanha eleitoral ter tido poucas aparições, incluindo no debate televisivo com os restantes sete candidatos.

Xavier sublinhou a importância e o simbolismo do comício que Vladimir Putin fez na Península da Crimeia, sendo que no dia em que decorreram as eleições comemoravam-se quatro anos da anexação deste território à Rússia.

Assista ao comentário na íntegra no site da RTP Play.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Isabel Xavier

Collaborator at CEI. PhD in International Relations (Coimbra University), post-graduation in Human Rights and Democratisation (Coimbra University), Master degree in Sociology (Coimbra University), Undergraduate degree in International Relations (Coimbra University). Research interests: European Union, Security & Defence, Human Security, Human Rights & Globalization

Leave a Reply