“É possível votar num número dois “a pensar em Lula”?”

O investigador do CEI-IUL Marcelo Moriconi comenta, em entrevista ao Expresso, a candidatura de Lula da Silva às próximas eleições presidenciais do Brasil:

O registo da candidatura de Lula da Silva à Presidência do Brasil, esta quarta-feira, “volta a pôr a justiça em foco”, avalia ao Expresso o investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE Marcelo Moriconi. Considerando ser “muito difícil a candidatura avançar”, o académico defende que o Partido dos Trabalhadores (PT) fez o que se esperava: “é uma medida natural e lógica, que pretende esticar o máximo possível” a popularidade do antigo Presidente, que está preso desde 7 de abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ao ser condenado em segunda instância, Lula encaixa na chamada “lei da ficha limpa”, o que inviabilizará a presença do seu nome no boletim de voto, apesar de continuar a figurar como favorito nas sondagens. Tudo parece um empecilho para a confirmação da candidatura de Lula. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, deverá deliberar que o candidato é inelegível para as presidenciais de 7 de outubro.

Leia a entrevista completa no site do Expresso.

 

Manifestação que acompanhou o registro da candidatura de Lula para as eleições presidenciais de 2018 / Fotografia por R.Cifuentes / CC-BY-SA-4.0
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Marcelo Moriconi

Research Associate at CEI-IUL. Ph.D in Political Sciences (Universidade de Salamanca). Degree in Social Communication (Universidad Nacional de La Plata). Research interests: Corruption, Portuguese politics, Violence, Citizen Security, Public Administration, Political Theory, Latin American Affairs.

Leave a Reply