14 SET | Workshop Ativismos em África: Métodos e Casos
No dia 14 de setembro de 2016 o CEI-IUL realizou o Workshop Ativismos em África: Métodos e Casos. O evento deu continuidade ao Workshop “Os ativismos em debate nos Estudos Africanos”, realizado no mês de maio, com o objetivo de estabelecer o estado da arte dos movimentos de ativismo no continente africano e inserir a temática no contexto da área de Estudos Africanos.
Ativismo angolano e o processo dos 17
Esta edição deu mais um passo, discutindo pesquisas realizadas sobre casos específicos. Nesta edição, contámos com a colaboração da Professora Susan de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Na sua apresentação, intitulada “Ativismo angolano e o processo dos 17”, a investigadora abordou a atuação dos movimentos hip-hop e sua importância na defesa da Democracia e dos Direitos Humanos em Angola.
Feminismos negros e a academia
A segunda parte do workshop foi dedicada à apresentação de Mojana Vargas, investigadora do CEI-IUL e da Universidade Federal da Paraíba (Brasil), com o título “Feminismos negros e a academia”. Nesta apresentação, a autora propôs o debate sobre os problemas específicos das mulheres negras e afro-descendentes na sociedade e o posicionamento do meio académico em relação ao tema.
O workshop Ativismos em África: Métodos e Casos insere-se no contexto da I Conferência Internacional Ativismos em África, que decorrerá nos dias 12 e 13 de janeiro de 2017. Este workshop abriu espaço para o debate de temas que farão parte da conferência, permitindo a participação de um número maior de pessoas e de atraindo a atenção do público para questões fundamentais da vida política e social dos países africanos.
O workshop teve lugar no dia 14 de setembro de 2016, no auditório Mário Murteira – ISCTE-IUL.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.