11 MAR | Apresentação do livro: Variedades de Democracia na Europa do Sul

A Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL organiza um ciclo de conferências doutorais que decorre ao longo do semestre.

No âmbito desta iniciativa decorre na próxima segunda-feira, dia 11 de março, a apresentação do livro “Variedades de Democracia na Europa do Sul” que conta com oradores Tiago Fernandes (FCSH e IPRI, Universidade Nova de Lisboa) e Edalina Rodrigues Sanches (ICS, Universidade de Lisboa e ISCTE-IUL), com Filipa Raimundo (ICS, Universidade de Lisboa e ISCTE-IUL) como comentadora e Guya Accornero (CIES-IUL, ISCTE-IUL) como moderadora desta sessão.

A conferência doutoral decorre pelas 18h no Aud. B1.04 (Ed. II, ISCTE-IUL) e é de entrada livre a todos os participantes.

 

Sinopse do livro

“Este livro analisa a evolução e as transformações de cinco democracias da Europa do Sul (Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal) desde finais da década de 60 até aos dias de hoje.
A partir de uma comparação sistemática destes países, gera novas hipóteses sobre os processos de consolidação, qualidade e aprofundamento da democracia. Em primeiro lugar, a institucionalização nas décadas de 60 e 70 de sistemas partidários onde predominam partidos clientelares por oposição a partidos programáticos e competitivos é suficiente para colocar os países em padrões evolutivos de baixa por oposição a média e alta consolidação e qualidade democráticas. Em segundo lugar, nos países com maior consolidação e qualidade democráticas observa-se sobretudo uma rutura institucional com o passado autoritário durante as décadas de 60 e 70, em função da força da sociedade civil e da formação de coligações político-partidárias progressistas entre movimentos sociais e partidos do centro-esquerda e da esquerda radical.”

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply