15 MAI | Conferência “Las Relaciones Históricas Uruguay-Portugal”

No próximo dia 15 de Maio, pelas 18 horas, terá lugar Auditório Mário Murteira (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL) a conferência “Las Relaciones Históricas Uruguay-Portugal“, integrada no Ciclo de Conferências “América Latina Global”. Brigida Scaffo, embaixadora do Uruguai em Portugal, é a oradora convidada e a entrada é livre.

Sobre a conferência

Poucas pessoas no “Rio de la Plata” conhecem as suas origens portuguesas. Um número considerável de nomes, modas e costumes, cujas origens parecem difíceis de encontrar, têm apenas uma explicação: o legado português. Os vestígios do choque entre os dois impérios, o espanhol e o português, encontram-se no território da Banda Oriental, facto que é bastante visível neste bonito caminho costeiro. Foram os portugueses que escolheram esta baía a partir do descobrimento dos primeiros navegantes. A moderna historiografia demonstra que os primeiros fundadores de Montevideu foram, na verdade, os portugueses.

Sobre a embaixadora Brigida Scaffo

Licenciada em Economia pela Facultad de Ciencias Económicas da Universidad de la República de Uruguay entre 1970 e 1978. Na Facultad de Ciencias Económicas, leccionou as cadeiras de Estructura Económica Nacional e Contabilidade Nacional entre 1977 e 1980, e durante os anos de 1985 e 1986. Foi professora de Economia e Finanças em cursos de negociação na Universidad De la Obra de 1973 a 1979, tendo-se juntado nesse ano ao Servicio Exterior como Secretaria de Tercera. Em 1985, foi promovida a primeiro-secretário, em 1993, a directora e em 2002 a Ministra Conselheira. Em 2011 tornou-se a Ministra e em 2013 foi promovida a embaixadora. Durante o seu mandato no Ministério dos Negócios Estrangeiros ocupou cargos na Direcção-Geral dos Assuntos Económicos Internacionais da Direcção de Integração e MERCOSUL e foi directora de Integração e Organizações Económicas Internacionais. Actuou enquanto cônsul em Porto Alegre entre 1987 e 1991, cônsul em Santana do Livramento de 1991 a 1993, Ministra da Embaixada da Argentina de 1999 a 2004 e Cônsul Geral em São Paulo de 2007 a 2013. Desde Janeiro de 2017 que representa o Uruguai em Portugal. Fala inglês, francês, italiano e português.

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply